segunda-feira, 2 de maio de 2016

IGREJA CATÓLICA DE GEBA SERÁ RESTAURADA BREVEMENTE




 O Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho garantiu, na terça-feira passada (26/04/2016), em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM) que a restauração da Igreja Católica de Geba será uma realidade





 A reparação, orçada em 13,5 milhões de francos CFA, será do fruto da venda dos mil exemplares do livro da sua autoria intitulado “Politica externa da Guiné-Bissau face aos novos paradigmas nas relações internacionais” lançado recentemente.

Portanto, a venda destes exemplares vai financiar uma boa parte das execuções dessas obras. Segundo Apolinário Mendes de Carvalho o Banco da Africa Ocidental (BAO) irá apoiar com 25% do valor orçado.

“Direccionamos este fundo a restauração da Igreja de Geba que é algo importante e no fundo sentimos que recebemos muito da Igreja Católica, na nossa comunidade e no nosso processo de crescimento como homem”, esclarece. 

Instado a falar sobre o titulo escolhido para este livro, o embaixador disse que com isso quer mostrar que a politica externa do país está perante um conjunto de desafios e perante novas realidades na senda internacional.

“Existem situações que são incontornáveis e imperativas obviamente que a acção externa da Guiné-Bissau tem que corresponder a esta nova realidade no plano internacional, seja no domínio de acção diplomática, na cooperação e até no apoio as nossas comunidades e existem, de facto, alguns paradigmas que neste momento são fundamentais”, afirma Apolinário Mendes de Carvalho adiantando que estes paradigmas têm a ver com o relacionamento entre o beneficiários e os fornecedores das ajudas públicas ao desenvolvimento e também em relação a promoção de cooperação económica.

A incitativa de restauração da igreja de Geba, uma das mais antigas do país, património histórico-cultural da vila de Geba é uma das referências da identidade dos descendentes desta localidade - conhecidos por "Kristons di Djiba".

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Nautaram Marcos Có (Rádio Sol Mansi)

Sem comentários:

Enviar um comentário